top of page

POR QUE LER ESTE LIVRO?

Atualizado: 13 de ago. de 2021

"Ruth Cardoso: Fragmentos de Uma Vida" - Ignácio de Loyola Brandão

"Combater a pobreza é fortalecer capacidades e potencializar recursos."

Professora, antropóloga, intelectual, esposa, mãe, filha dedicada, todos esses aspectos de sua vida são contados com uma linguagem fluida, pessoal e agradável por Ignácio de Loyola Brandão. Estórias de uma mulher amiga que atraia as pessoas para seus projetos e os realizava com alegria e competência. Ruth Cardoso era, acima de tudo, muito querida por todos aqueles que a conheceram e mesmo por quem não teve o privilégio de conviver com ela. Ela nunca transgrediu e sempre valorizou os princípios basilares de sua formação: honestidade, companheirismo, lealdade aos familiares e amigos, mas também ao povo brasileiro a quem dedicou sua carreira.


Ruth Cardoso fez seu percurso intelectual e político paralelamente aso de seu companheiro Fernando Henrique Cardoso. Durante o exílio e depois dele, ampliou seus conhecimentos através de cursos e contatos com intelectuais internacionais e inaugurou na USP e no Brasil a antropologia urbana. Seu legado permanece entre os estudantes e profissionais que vieram depois dela e se dedicam à promoção das pessoas que pertencem as camadas mais destituídas de nossa sociedade.

Durante os oito anos do Governo Fernando Henrique Cardoso, Ruth implantou o mais arrojado e eficaz programa de combate à pobreza no Brasil, e de promoção social das pessoas que habitam as periferias das nossas cidades: o Comunidade Solidária.


“Combater a pobreza não é transformar pessoas e comunidades em beneficiários passivos de programas sociais. Toda pessoa tem habilidades e dons. Toda comunidade tem recursos e ativos. Combater a pobreza é fortalecer capacidades e potencializar recursos.” (Ruth Cardoso).


Onde comprar: Amazon.com.br




23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page