POR QUE LER ESTE LIVRO?

Atualizado: 13 de ago. de 2021

“O Que é Isso, Companheiro?” – Fernando Gabeira

“Onde é mesmo que estávamos quando tudo começou?"


Nascido em Juiz de Fora, Minas Gerais, em um bairro operário, Fernando Gabeira vivenciou durante sua infância e adolescência o drama dos trabalhadores de sua cidade. Aos 17 anos se tornou líder estudantil e comandou greves contra os “tubarões do ensino”, contra as tarifas dos ônibus, entre outras reivindicações. Até então não tinha conhecimento do Partido Comunista Brasileiro.


Sua transformação em militante de esquerda se deu por influência do existencialismo francês de Jean Paul Sartre e de Simone de Beauvoir que descobriu através dos livros desses autores. A indagação do sentido da vida levou Gabeira a encontrar na história o sentido de sua própria vida e descobrir nos comunistas os seus companheiros de viagem.

Em “O Que é Isso, Companheiro?” ele relata como entrou para a luta armada, na década de 1960 e o sequestro do embaixador americano, do qual participou e que o levou à prisão, à tortura e ao exílio. Sua motivação foi romper com a política conciliatória e seu modelo era a Revolução Cubana de Fidel Castro. Porém ele não para por aí e conta como foi a transição para se tornar o que é hoje, um democrata e pacifista.


Onde comprar: Amazon.com.br


QUEM É RITA RIBEIRO


#Reseha #Livro #Amazon #RitaRibeiro #Recomendação #Avaliação #Porquelerestelivro #FernandoGabeira #Cinema #BrunoBarreto #Oscar #EditoraEstaçãoBrasil #EstaçãoBrasil #História




4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo