“Anita Malfatti no tempo e no espaço” – Marta Rossetti Batista.
“A luz do sol é composta de três cores primárias e quatro derivadas. Os objetos se acusam só quando saem da sombra, isto é, quando envolvidos na luz. Nada neste mundo é incolor ou sem luz” (Anita Malfatti).
Marta Rosseti traz à luz a trajetória e a obra daquela que foi a precursora do movimento modernista no Brasil. Em dezembro de 1917 a “Exposição Pintura Moderna Annita Malfatti”, em São Paulo, causou uma revolução nas artes plásticas e no meio artístico e cultural do Brasil, que se refletiu ao longo de todo o século XX. Sua pintura expressionista rompeu com todos os cânones estabelecidos. A arte de Annita foi influenciada pelo seu contato com os artistas alemães em Berlim, onde estudou, assim como por sua convivência com artistas modernos em Nova Iorque durante a Primeira Guerra Mundial. Quando ela voltou ao país, em 1916, sua arte estava madura, moderna e universal, em contraste com o ambiente artístico e cultural brasileiro ainda preso aos padrões academistas.
A reação de intelectuais e artistas a “Exposição de Arte Moderna Annita Malfatti”, com 53 obras, foi proporcional à revolução estética que ela introduziu, um misto de perplexidade, admiração, apoio e condenação. A arte de Anita Mafatti foi um divisor de águas, catalisadora do movimento modernista que abriu as portas das artes brasileiras para sua renovação, e não apenas das artes plásticas, mas também da literatura, da poesia, da escultura, da arquitetura e demais expressões artísticas.
Resultado de mais de quatro décadas de uma pesquisa extensa e rigorosa, este livro conta a trajetória de Anita, mapeando todas as etapas de sua vida, inclusive fases desconhecidas de sua pintura e seu percurso pessoal.
Onde comprar: Amazon.com.br
Comments