top of page

POR QUE LER ESTE LIVRO?

Atualizado: 13 de ago. de 2021

“Nossa Senhora das Oito: Janete Clair e a Evolução da Telenovela no Brasil” – Mauro Ferreira

“Uma visão da mulher mais independente sempre foi uma temática muito forte dentro das minhas novelas”.

Mauro Ferreira nos apresenta Janete Clair sob a perspectiva das trinta e uma telenovelas escritas por ela durante vinte anos, entre 1963 e 1983. Foram estórias que encantaram o telespectador do Brasil e do mundo. Janete começou como radio atriz e locutora, foi quando conheceu Dias Gomes na Rádio Tupi. A parceria profissional e pessoal entre dois dos maiores nomes da teledramaturgia teve início em 1943 e durou até a morte da escritora em 1983, vítima de câncer. Foi um final dramático e novelesco.


Trabalhador incansável, as tramas românticas, os vaivéns das estórias paralelas por ela criadas, os conflitos amorosos e pessoais de seus personagens fizeram o povo brasileiro sorrir, chorar, vibrar, cantar e se encantar. Janete Clair manteve seu público fiel e nos horários de suas telenovelas até reuniões oficias do Itamaraty chegaram a ser interrompidas para retornar apenas no final do capítulo. Foi uma das únicas novelistas brasileiras a conseguir 100% de Ibope em alguns capítulos, normalmente aqueles finais onde a trama surpreendia o público.


A estória da televisão brasileira e de sua mais consagrada autora caminharam juntas por duas décadas que marcaram o início das transmissões no Brasil.


Onde comprar: Amazon.com.br








27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page