POR QUE LER ESTE LIVRO?

“The Moons of Jupiter” – Alice Munro


Quão insólitas são as relações humanas e quanto de nossa vida quotidiana decorre simplesmente do acaso? É difícil pensar que não temos controle sobre nossas vidas e nossas opções se restringem a apenas alguns momentos fugazes. E nada mais. Os contos em “The Moons of Jupiter” é uma das obras primas de Alice Munro que nos leva a refletir sobre todos aqueles paradigmas de nossa sociedade que nos fazem crer em nosso próprio poder e que gozamos plenamente do “livre arbítrio”. Os contos são deliciosos de ler.


A canadense Alice Munro é uma das melhores escritoras contemporâneas e seus contos relatam as relações humanas vistas através da lente da vida quotidiana. Vidas diversas, relações familiares, de amizade, sexuais e amorosas com todas as implicações emocionais e contraditórias que nossos sentimentos nos levam. Em “The View from Castle Rock”, de 2006, sua obra autobiográfica, ao contar a estória da sua família que emigrou para o Canadá, Munro descreve as dificuldades que os imigrantes escoceses tiveram ao chegar no Novo Mundo e como venceram.


Alice Munro foi por três vezes vencedora do prémio de ficção literária “Governor General's Literary Awards”, do Canadá. Em 1998 ela foi premiada pelo “National Book Critics Circle Award” dos Estados Unidos, pela obra “The Love of a Good Woman, 1998, (“O amor de uma mulher generosa”), obra que a levou ao Prémio Nobel da Literatura em 2013.


Vale a pena ler também o romance “Lives of Girls and Women”, 1971, “Dance of the Happy Shades”, 1968, “Hateship, Friendship, Courtship, Loveship, Marriage”, 2001, “Runaway”, 2004. Algumas de suas obras foram traduzidas para o português. Quão insólitas são as relações humanas e quanto de nossa vida quotidiana decorre simplesmente do acaso? É difícil pensar que não temos controle sobre nossas vidas e nossas opções se restringem a apenas alguns momentos fugazes. E nada mais. Alice Munro nos conduz por esta descoberta através de suas obras que podem ser definidas como realismo do quotidiano.


Onde comprar: Amazon.com.br


QUEM É RITA RIBEIRO


#Reseha #Livro #Amazon #RitaRibeiro #Recomendação #Avaliação #AliceMunro #MoonsJupiter #Nobel #NobelPrize #EditoraVintage


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo