top of page

POR QUE LER ESTE LIVRO?

"Homenagem à Catalunha e Relembrando a guerra espanhola" - George Orwell, org. Duda Teixeira

Quem já não leu “1984”, o Big Brother tão atual em nossos dias de redes sociais invasivas e sequestro de dados dos seus usuários? Ou a “Guerra dos Bichos”, livro referencial sobre o regime comunista na antiga União Soviética? Foram escritos por Eric Arthur Blair, mais conhecido como George Orwell, considerado pela crítica internacional como o melhor cronista da cultura inglesa do século XX. Orwell foi ensaísta, jornalista e político inglês que escreveu resenhas, ficção, artigos, crítica literária e poesia, mas ficou famoso por seu romance distópico "Nineteen Eighty-Four", de 1949, uma visão futura da sociedade onde nós não teríamos direito à nossa privacidade e seríamos vigiados diuturnamente. Qualquer semelhança como nossas vidas nos dias de hoje é mera coincidência?

Em seu romance "Homenagem à Catalunha", ("Homage to Catalonia", 1938) recentemente lançado no Brasil, Orwell conta sua experiência como voluntário idealista combatente na Guerra Civil Espanhola. Ele tinha 33 anos quando, dia 25 de dezembro de 1936, embarcou em um trem de Paris para Barcelona juntamente com muitos outros europeus que queriam lutar contra os fascistas do exército espanhol do “Generalíssimo” Franco.


George Orwell vivenciou a guerra civil espanhola, viu a morte de tantos jovens, passou fome e frio durante meses no front, assim como foi testemunha da ação dos comunistas que estavam na Espanha para também lutar contra o fascismo. Porém o que viu foram aqueles que supostamente combatiam o ditador prenderem e fuzilarem anarquistas e trotskistas enquanto as tropas de Franco avançavam no restante do país. Essa experiência foi determinante para moldar a visão política que Orwell nos apresentou nos livros que escreveu depois, "1984" e a "Guerra dos Bichos", entre outros.


“Este livro inclui "Homenagem à Catalunha", que o autor esboçou em Barcelona, e o ensaio "Recordando a guerra espanhola", redigido anos mais tarde. Ao longo dos textos, mais de sessenta notas trazem explicações e curiosidades que foram aqui reunidas e sistematizadas pelo jornalista e tradutor Duda Teixeira. Esta edição conta ainda com uma linha do tempo e um glossário, que auxiliam a entender a complexa Guerra Civil Espanhola, precursora da Segunda Guerra Mundial. A palavra, contudo, é sempre do brilhante George Orwell. É ele quem comanda esta aventura.” (Press Release).


Onde comprar: Amazon.com.br



21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page