top of page

POR QUE LER ESTE LIVRO?

“Creation: A Novel” – Gore Vidal

Gore Vidal foi um dos mais importantes e um dos melhores escritores do século XX, com obras memoráveis, tais como, Hollywood, Juliano, Lincoln, Império, Palimpsesto, Myra Breckinridge que antecipa a discussão sobre a transsexualidade e os papéis de gênero, entre muitos outros.


Creation é a obra mais audaciosa de Vidal e tem início na Grécia Clássica retrocede na história das religiões mais antigas, de Zoroastro a Confúcio, passando por Buda e sua influência em todo o sul da Ásia, Mahavira e Lao Tsu. Este romance épico dos séculos VI e V antes da era cristã, tem início quando o diplomata persa em Atenas, Cyrus Spitama, começa a relatar sua vida, suas viagens e experiências como embaixador e membro da corte do rei persa Dário I, para seu sobrinho neto Demócrito. Crítico contundente de Heródoto e de seus relatos das guerras Grego-Persas, Cyrus pretende recontar a história e oferecer uma nova versão para os acontecimentos que foram determinantes para o futuro da nossa civilização.


Essa obra cobre um dos mais importantes momentos da história mundial, cem anos quando Buda ainda vivia, assim como Confúcio, Heródoto, Tucídides, Péricles, Esquilos, Sófocles, Protágoras, Anaxágoras, Sócrates, Aristóteles. Os discípulos de Zoroastro, como seu neto Cyrus Spitama, pregavam sua religião e davam origem ao monoteísmo. Os seguidores de Pitágoras difundiam sua filosofia e seus ensinamentos matemáticos. O sistema de castas fora implantado na Índia. Dário I reinava na Pérsia e seu império se estendia do rio Nilo, na África, ao rio Indo, na Ásia. Após a morte de Dário, Xerxes, que foi educado junto com o narrador dessa aventura, se tornou o Rei dos Reis e foi protagonista das famosas batalhas de Maratona, 490 A.C., e de Salamina, 480 A.C. O último ato oficial do embaixador persa na Grécia, Cyrus Spitama, foi ser testemunha do tratado de paz assinado entre Artaxerxes I e o estadista grego Péricles. Os gregos fundaram a democracia e a filosofia, ao mesmo tempo que as principais religiões que até hoje dominam nossas vidas foram criadas.


Creation é uma obra única, épica, escrita por um dos mais talentosos escritores de todos os tempos com maestria, humor, sarcasmo e um aguçado senso crítico da história que é contata sob o ponto de vista dos vencedores. A aventura humana que deve ser conhecida e difundida.


Onde comprar: Amazon.com.br



16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page