top of page

POR QUE LER ESTE LIVRO?

Atualizado: 11 de nov. de 2021

“A Queda do Céu” – Davi Kopenawa Yanomami e Bruce Albert


Uma aventura maravilhosa através de um mundo desconhecido.

O convívio de mais de trinta anos entre o xamã Yanomami e o etnólogo francês levou a esta obra seminal onde a cosmologia, maneira de ver o mundo particular dos povos originários do Brasil, foi a nós revelada de uma forma ao mesmo tempo simples e profunda. Você tem um escritor, Bruce Albert e um narrador, Davi Kopenawa que aceita transmitir ao homem branco sua cultura, suas visões e sua luta para defender a Floresta Amazônica contra a invasão predatória da nossa civilização. O objetivo do xamã Yanomami ao narrar aquilo que será escrito por seu interlocutor é explicitado é um dos trechos mais interessantes, logo no primeiro capítulo, Palavras dadas.


“É por isso que eu gostaria que eles ouvissem minhas palavras através dos desenhos que você fez delas (escrita), para que penetrem em suas mentes... e dissessem para si mesmos: “Os Yanomami são gente diferente de nós e, no entanto, suas palavras são retas e claras. Agora entendemos o que eles pensam. São palavras verdadeiras! A floresta deles é bela e silenciosa.”


Os povos indígenas habitaram o continente americano doze mil anos antes dos europeus aqui chegarem e imporem sua civilização. Eles nos antecederam em preservar a terra em que vivemos, a floresta e o meio ambiente. Suas ideias e concepções do mundo diferem das nossas, mas não são menos importantes e precisamos conhecer o que pensam e como agem para poder respeitá-los e aprender com eles.


“A Queda do Céu” é uma obra sobre nossas origens, nossos ancestrais, uma das três raças principais que formaram o povo brasileiro, o índio, o negro africano e o branco europeu. Este livro deve figurar entre os livros seminais sobre a formação da nossa sociedade, tais como: “Casa Grande e Senzala”, de Gilberto Freire, “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, “Raízes do Brasil”, de Sérgio Buarque de Holanda e “Macunaíma”, de Mário de Andrade.


Além de tudo é uma aventura maravilhosa através de um mundo desconhecido!


Onde comprar: Amazon.com.br





68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page