PORQUE LER ESTE LIVRO?

“Eis aqui os Bossa Nova” – Zuza Homem de Mello


Zuza Homem de Mello foi uma das personagens mais importantes do cenário musical brasileiro durante mais de meio século. Musicólogo, jornalista, crítico e produtor musical Zuza promoveu a música brasileira nos quatro cantos da terra e de nosso país. Em “Eis aqui os Bossa Nova” ele nos leva a uma viagem àquele momento definidor de nossa música popular quando surgiu uma nova forma de se fazer música, novo ritmo e nova maneira intimista de cantar, com um banquinho, um violão e voz afinadíssima. A Bossa Nova surgiu da união de três grandes mestres brasileiros, Tom Jobim, João Gilberto e Vinicius de Moraes e encantou músicos de todo o mundo com o que se tornou conhecido como o “som do Brasil”.


Mas o livro não pára na Bossa Nova. O ambiente brasileiro do final da década de 50 e início de 60 do século XX era de renovação, mudança e entusiasmo com nosso país. Na Era Juscelino Juscelino Kubistchek os cenários cultural, social e econômico eram de efervescência e revolução. O surgimento da televisão e com a criação dos Festivais de Música Popular Brasileira impulsionou a competição entre as gravadoras de discos que apostaram em novos talentos, fazendo surgir os grandes nomes de nossa música venerados por todas as gerações desde então: Elis Regina, Chico Buarque, Edu Lobo, Nara Leão, Carlos Lyra, Roberto Menescal, Milton Banana, depois Baden Powel, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa, Maria Betânia e muitos outros.


A narrativa está repleta dos testemunhos daqueles que vivenciaram aquele momento tão especial. Vamos viajar no tempo em que o nosso país vivia a alegria da música e o temor da ditadura militar. Há caminhos e caminhos para se chegar onde queremos.


Onde comprar: Amazon.com.br


QUEM É RITA RIBEIRO

#Reseha #Critica #Livro #Amazon #RitaRibeiro #Recomendação #Avaliação #Porquelerestelivro #ZuzaHomemdeMello #AntonioJobin #BossaNova #Antropologia #JoaGilberto #Vinicius #ViniciusdeMoraes #MartinsFontes #WMFMartinsFontes #WMF


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo